sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

CONFIT DE TOMATE (dessa vez com tomate grape e a novidade é que congelei)

Como eu falei p/vcs em outra receita, esse tomate por aqui é bem carinho, mas como agora ele tem sido vendido bem baratinho,  é lógico que estou aproveitando né?
Como eu ia passar o Natal fora e ainda tinha uma caixa dos tomatinhos na geladeira, resolvi fazer a receita dele confitado e congelar.
Se ficou bom congelado?
Ficou ótimo!
P/usar eu só descongelo e uso em saladinhas ou sanduíches.
A receita anterior foi preparada com o tomate italiano e vc encontra a receita (AQUI)

Receita:
Tomates grape (eu não pesei, mas tinha +- uns 20)
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
Pimenta do reino a gosto
Páprica picante a gosto
Orégano a gosto
Mostarda em grãos a gosto
2 folhas pequenas de louro
5 dentes de alho em lascas
Azeite p/regar (bastante)

Modo:
Cortei os tomates (com as sementes) ao meio sentido comprimento, coloquei n/assadeira com a parte das sementes viradas p/cima  e reservei.
N/tigela misturei o sal, o açúcar, a pimenta do reino, a páprica, o orégano, a mostarda e polvilhei essa mistura sobre os tomates já na assadeira. Juntei as folhas de louro e as lascas dos alhos, reguei com bastante azeite e levei ao forno por +- 1 hora. Depois de 1 hora, virei deixando então as sementes p/baixo, deixei no forno por mais 15 minutos, Por último, virei deixando as sementes novamente p/cima, reguei com mais azeite  e continuou no forno por mais 15 minutos.
Minha sugestão é de que pode ser servido com torradinhas ou com uma massa.



Modo:

Aqui pronto p/ir ao forno...

(semente p/cima)










Aqui a 1ª virada...

(semente p/baixo)












Aqui a  2ª e última virada)

(semente p/cima novamente)


25 comentários:

Mary - Strawberrycandy disse...

Adorei a sugestão amiga,....e assim congelado será mais fácil para outras ocasiões!
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Hummmm que aspecto mais delicioso.
Um abraço e bom fim de semana.

Unknown disse...

Hmmmmm! Delícia!

cozinha100segredos disse...

Congelado dura mais tempo e fica ótimo na mesma! Beijos

Pimentinha disse...

Excelente dica Dinha!
Bom fim de semana

Joana disse...

Olá Dinha, que boa dica. Não conhecia essa forma de congelar tomate, mas parece muito mais fácil na hora de usar. Gostei :-)

Adriana Balreira disse...

Hummm.... devem ficar maravilhoso!! Amei a sua dica. Adoro tomates assim mas nunca fiz.
Beijos
Adriana

Rosinha Benvenga disse...

Perfeita essa receita,meu rodo(troquei por conta da chuva depois volta a florida)aprendendo o ofício ele vai buscar um pouco para eu provar adorei bjs Rosinha

Rosinha Benvenga disse...

Perfeita essa receita,meu rodo(troquei por conta da chuva depois volta a florida)aprendendo o ofício ele vai buscar um pouco para eu provar adorei bjs Rosinha

Mirtes Stolze. disse...

Boa a tarde Dinha
Parece uma delícia. Um feliz fds amiga. Beijos.

Mirtes Stolze. disse...

Boa a tarde Dinha
Parece uma delícia. Um feliz fds amiga. Beijos.

Prata da casa disse...

Que maravilha de sugestão. Este tomatinho deve ficar uma delícia e dá para utilizar em várias receitas.
Bjn
Márcia

Raios de Alegria Artesanatos disse...

Oi Dinha, faz tempo que não venho lamber os beiços aqui,rsrsrsr, estava com saudades. Otima dica Dinha... não sou muito boa em forno e fogão mas me arrisco as vezes. beijos e otimo final de semana

Gracita disse...

Hummmmmmmmmmm
Mas que belo aspecto Dinha!
Um delicioso convite para degustar essa maravilha minha amiga
Um ótimo final de semana
Beijos

Magia da Inês disse...

✿゚ه° ·.
Olá!
Com todos esses temperos maravilhosos, só pode ficar muito bom mesmo!!!!

Muita paz e tudo de bom!
Bom fim de semana!
Beijinhos.
✿✿ミ

BLOGZOOM disse...


Amooooo tomates. Adorei demais esta super dica de dar agua na boca.

Desejo um otimo final de semana.

Bjs

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Boa tarde amiga
Que delícia,fica bom com tudo,fico imaginando as possibilidades e salivando.
Beijos,bom domingo!!

Lourisvaldo Santana disse...

Visual de dar água na boca!

Abraços, moça! Brigadão pela visita a meu espaço!

Cristina Barbas disse...

Oi, Dinha!

Gostei da dica... Estes tomates estão com uma cara ótima!!

Testei uma das suas receitas lá no meu blog... Foi aprovada! Hehehe

Abraços, Cris

Blog O mundo de - marina disse...

Bem legal, adorei!
Beijos
O Mundo de Marina

Evanir disse...

Sei que minha ausência tem afastado pessoas
tão querida por mim como você.
Concordo esta cada dia mais difícil manter
um blog no ar.
De verdade só quem gosta muito e fez amizades
que nenhuma ausência separa ou nos deixa esquecer.
A 11 ano entrava acanhada com meu primeiro
blog no ar.
Fonte de Amor..
Eu mantenho todos meus blogs no ar muitos
eu tirei do ar ,
mas aquele que foi o primeiro me acompanha pela vida afora.
Sinto saudades das amizades que fiz
nesses 11 anos.
Mas hoje venho para te agradecer seu carinho
que tanto significa para mim.
Peço desculpas por hoje estar mais ausente
muitas coisas também mudou para mim.
Veio a dor e mesmo com dificuldade ainda tento
prosseguir.
Que Deus abençoe você em sua jornada.
Um feliz Domingo.
Deixo um beijo carinhoso
e o convite para me visitar.
E se for do seu gosto deixei mimo
na postagem fique a vontade para levar.
Abraços fraternos e eternos.
Evanir..

Marta Bernardes disse...

Oi amiga sempre ainda não fiz esses tomatinhos mas tenho vontade, vou anotar a receita para reservar Bjss

Lourisvaldo Santana disse...

Oi, moça dos pratos deliciosos! Gostou de minha postura? Em que que será que sou diferente...

Tamos aí para a amizade, moça! E que ela seja seja grande. Sobre meu blog ser de religião, quero dizer que não faço proselitismo, mas procuro combater o sectarismo religioso e a exploração de féis por religiões voltadas para o enriquecimento rápido. Essa é a minha bandeira. Espero que passe a gostar. (rs).

Grande abraço!

Avelã disse...

Ficou com um aspeto irrepreensível! E o facto de dar para congelar é uma ótima mais-valia :)

Ana Mendes disse...

Ótima dica. Sempre faço pq aqui em casa dá muito. E já perdi por ficarem muito tempo na geladeira. Amei poder congelar. Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...