segunda-feira, 30 de março de 2015

BATATAS BRAVAS (PATATAS BRAVAS, PETISCO SERVIDO NA ESPANHA)

Num passeio pela net, encontrei diversas receitas dessas batatas e logo me apaixonei. Essas batatas são servidas como aperitivos nos bares da Espanha, com um molho sobre elas e palitinhos. 
Eu usei como acompanhamento e sugiro que todos experimentem essa delícia...
Peguei dicas da receita desse vídeo(AQUI) e fiz algumas alterações

Receita com as minhas alterações:
+- 1 kg de batata (usei asterix descascadas)
2 dentes de alho cortados ao meio (sem casca e por minha conta)
Modo: 
Cortei as batatas em cubos médios p/pequenos, coloquei n/assadeira em uma camada só com os alhos cortados ao meio, reguei com azeite (+- 4 colheres de sopa) e levei ao forno preaquecido 180º sacudindo a assadeira de vez em quando. Quando elas já estavam começando a dourar, polvilhei o sal, misturei bem e continuou no forno até ficarem macias e douradas (n/deixei as minhas dourarem muito, fiquei com medo de ressecarem)

P/o molho:
Azeite (+- 3 colheres de sopa cheias)
2 dentes de alho picados grosseiramente
3 tomates com sementes cortados em 4
1 pedaço pequeno de pimentão vermelho picado grosseiramente
1 cebola cortada em 4
2 colheres de sopa de extrato de tomate
Páprica a gosto
Pimenta do reino a gosto
Cominho a gosto
Noz moscada ralada a gosto
1 pouquinho só de tomilho seco
Sal a gosto
+- 2 dedos de vinho branco seco

Modo:
Coloquei o alho e a cebola n/panela com o azeite e refoguei bem.  Juntei o tomate, o pimentão, o extrato de tomate, refoguei e deixei em fogo baixo até murcharem. Acrescentei o vinho e os temperos e continuou apurando em fogo baixo com a panela tampada por +- 10 minutos (não coloquei água).
Passados os 10 minutos, retirei do fogo e deixei esfriar. Com o molho já frio, bati com um mix (pode usar o liquidificador) até virar um molho cremoso.
Servi um pouco do  molho (rendeu bem) sobre as batatas assadas e o restante n/molheira

Dicas:
Em algumas receitas as batatas são em cubos e fritas, em outras são assadas e com cascas, em algumas o molho é sem bater, em outras o molho é servido n/bisnaga tipo de mostarda e catchup...

Aqui foram servidas como acompanhamento de peito de frango assado, farofa, salada de alface e pepino, e ovos de codorna em conserva.

18 comentários:

Unknown disse...

Ai o que eu adoro batatas bravas! Adoro. Mas tenho de me controlar ;)


Beijinhos
food&emotions
http://fefoodemotions.blogspot.pt

O Cantinho dos Gulosos disse...

que refeição tão boa, essas batatas tem um aspeto tão bom.


O Cantinho dos Gulosos

Rosinha Benvenga disse...

oi amiga pelo nome achei que essas batatas levassem muita pimenta rsrsrsr mas me enganei,ficaram com carinha de quero experimentar bjs Rosinha

cantinhovirtualdarita disse...

Minha doce Miguxinha, se essas batatas são bravas não sei ,mas que fiquei com água na boca ah isso fiquei mesmo, não conhecia essa receita to roubando pra euzinha aqui.....por aqui adoramos batatas bjussss

Abraços com carinho!

└──●► *Rita!!

Katiakatola disse...

Madinha querida!
Amo essas batatas....Cá em casa elas tem presença constante e as suas me deixaram babando.... Aliás, esse post está todo im espetáculo!!!! Eu cairia de boca. ..
Uma semana bem feliz e deliciosa pra vocês, beijinhos, Katola.

Andréa Santana disse...

Amiga,
vir ao seu cantinho é sempre uma tortura, vc só faz receitas criativas e deliciosas. Amo essas batatas, hummmmmmm...!

Bjs, feliz semana! ♥

Josy disse...

Esses seus almoços e jantares sempre me enchem a boca dágua Dinha, pelo amor de Deus, quantas delicias menina!!! Essas batatas não conhecia com esse molho, deve ter ficado divinas, acompanhadas com o franguinho, farofa, ovo de codorna, salada, pronto me deu uma fome monstro kkkk
Adorei. Beijinhos, ótima semana miga

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oi Dinha
Adoro receitas com batata e essa além de prática,esse molho com vinho é verdadeira perdição.
Beijos,tenha uma abençoada semana.

bycantini disse...

Achei o nome bem diferente, mas a receita parece ser uma maravilha!
Amei...
Beijinhos e uma doce semana!
Nath

Sileni Machado disse...

Perfeita pra mim, amiga!!!
Adoro batata, aliás adoro tudo que está nesta mesa: o frango assado, a salada de alface e pepino, farofa, ovos de codorna... huuummmm, não quero mais sair daqui não! kkkkkk

Bjão queridona e uma ótima semana pra vc! =)
Vivendo e Aprendendo
Fotos e Prosas

sadhia disse...

que delicia viu cheguei bemn na horario do jantar mas esta valendo né mesmo ? bjinhos doces

FLAVIA SEABRA & LENINHA SEABRA disse...

Dinha querida,
Amo tudo de batata e essa com certeza me deixou com água na boca...vou fazer e depois te conto rsrsrs!Uma abençoada semana,fique com Deus.
Grande beijo

Mirtes Stolze. disse...

Bom dia Dinha.
Sou um fracasso na culinária, aprendi um pouco copiando receitas da Maria DO BLOG Passatempo, depois passei também a copiar as suas receitas, acho que vou finalmente cozinhar algo bom rsrs, ainda tenho uma certa dificuldade, mas quem resiste a experimentar as suas receitas deliciosas, mas um receita copiada rsrs. Um lindo dia amiga.
Beijos.

Histórias e Aromas disse...

Adoro patatas bravas!!! :D
É um delirio quando vou a visitar nuestros hermanos!!
Essas ficaram top!!!!
Beijoca!

Mil delícias na cozinha disse...

Que delicia essas batatas!!!!

Os olhares da Gracinha! disse...

Mais uma bela receita!
Um dia bem gostoso!

Gracita disse...

Que delíciaaaaaa! Ia bem para o almoço daqui a pouco querida
Que a páscoa traga paz, amor, esperança e fé. Que o milagre da vida encante seu coração. Que os laços da nossa amizade se renovem e se fortaleçam no amor de Cristo. Uma feliz páscoa para vocês e os teus
Um super beijo da amiga de sempre
Gracita

Avelã disse...

Muito bom aspeto! Nunca experimentei :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...