segunda-feira, 24 de novembro de 2014

BOLO DE LARANJA (FORMIGUEIRO)

Eu fiz esse bolo p/lanchar com uma tia que tinha me intimado a preparar um bolinho gostoso p/ela. Como o bolo foi preparado de improviso (sem receita) e com objetivo de aproveitar alguns ingredientes já perto do vencimento, fiquei apreensiva com o resultado final, mas eu acho que como o ingrediente principal da receita foi o carinho p/minha tia, o bolo ficou tão delicioso que não sobrou nem um farelinho p/contar a história.

Receita:
1/2 xícara de chá de margarina
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo com fermento
1/2 xícara de chá de farinha de coco (usei FINOCOCO)
5 ovos
1 pitada de sal
1/2 colher de sopa de  fermento
1 xícara de chá de suco de laranja
2 colheres de chá de raspas de laranja
+-  8 colheres de sopa de chocolate granulado (usei forneável)

Modo:
Bati as claras em neve e reservei...
N/tigela miasturei a farinha de trigo (com fermento) e + a 1/2 colher de sopa de fermento, o sal e as raspas de laranja, reservei...
Bati bem (na batedeira)  o açúcar com a margarina, acrescentei aos poucos e sempre batendo, a mistura da farinha de trigo reservada, alternando com o suco de laranja. Retirei da batedeira e acrescentei as claras em neve misturando delicadamente, e por fim o granulado. Coloquei a massa n/assadeira bem untada e enfarinhada e levei ao forno médio (como meu forno é lento deixei em 200º) por +- 40 minutos



P/a calda:
1 vidro de leite de coco (200ml)
1 vidro de leite (usei o vdro do leite de coco p/medir)
5 colheres de sopa de achocolatado
1 colher de sopa de farinha de coco FINOCOCO
3/4 do pacote (pcte com 80g)  de chips de coco FINOCOCO
Modo:
Misturei tudo e levei ao fogo baixo por +- 10 minutos depois de ferver.




DICAS:
1- Eu untei a forma c/bastante margarina e polvilhei com a farinha de coco, mas na hora de desenformar grudou um pouco na forma, melhor usar farinha de trigo p/polvilhar
2-  Como eu só tinha a farinha de trigo com fermento, usei,  e resolvi acrescentar + 1/2 colher de sopa de fermento por achar que a massa com a farinha de coco poderia ficar mais pesadinha (o resultado foi ótimo)










Mostrando a fofura da massa...












Produtos da FINOCOCO que usei...

19 comentários:

Oslaine disse...

Bom dia Dinha,
eu amo esta mistura de laranja e chocolate, o seu bolo ficou super fofinho, delicia!
Boa semana, bjs!

Delícias da Vó Deo disse...

Bom dia amiga!!!!!
Andei meio sumida, pois Sexta passada foi meu aniversário e estive preparando uns quitutes para receber a família e não consegui dar atenção ao blog e nem visitar as amigas queridas! Não costumo fazer festa, meu maior presente foi poder estar mais uma vez ao lado deles mesmo que num lanchinho simples!
Você está certa, o melhor ingrediente sempre é o carinho!!! E seu bolo ficou lindo, super fofo...nem preciso dizer que queria muito, muito uma fatia, né? rsrs
Beijos e uma semana iluminada pra ti!!! =)

Beth Martins disse...

Que lindo bolinho amiga, adorei!
bjs

São Ribeiro disse...

Nunca usei farinha de coco mas imagino que dê um sabor delicioso ao bolo.
Ficou um bolo lindo e tenho a certeza que uma delicia
Boa semana
bj

Marijose disse...

Ummmmm delicioso¡¡¡¡¡ besos

Katiakatola disse...

Madinha querida, boa tarde!
Querida, esse bolo ficou maravilhoso, dá para ver. .. Essa tia é muito sortuda!
Não sobrou nem um pitico de farelo?Poxa.....
Uma semana linda e muito feliz ,com muitas delícias e recheada de amor e paz, beijinhos, Katia.

Unknown disse...

É o amor o ingrediente principal em qual quer receita! :)
A par disso ficou delicioso!
Um beijinho

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Comer um bolo feito com todo carinho,alegra a alma e o dia.Essa calda parece boa demais.Ainda não conheço a farinha de coco,preciso experimentar.
Beijos,ótima semana amiga.

Juni disse...

Oi Dinha, eu não conhecia farinha de coco e nem coco chips! Vou procurar para comprar e experimentar!
Seu bolo deve ter ficado uma delícia e sua tia muito feliz em ter sido a protagonista da invenção de uma receita que deu super certo.
Beijos.

Andréa Santana disse...

Boa tarde minha querida,
essa sua tia é muito sortuda em saborear esse bolo irresistível. O bolo em si já tá bom demais e com essa calda ficou melhor ainda.
Adorei a mistura dos ingredientes, tudo perfeito!

Bjs, ótima semana junto a sua família ♥

A Paixão da Isa disse...

ola minha querida como vai vc este bolinho ele da agua na boca com esse creme que so da vontade de meter o dedo hummmm que bom bjs e boa semana

FLAVIA SEABRA & LENINHA SEABRA disse...

Dinha querida
Finge que sou sua tia e faz um para mim
também kkkkkkk!Parece que ficou ótimo,
pois tu tens mão boa,amei!Amiga,a berinjela ta fazendo sucesso como tira
gosto em tira pequena,show!Uma ótima
e abençoada semana.
Um super beijo

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Ficou lindo amiga e bem fofinho, uma maravilha, como sempre arrasando na receitinha, te desejo uma semana mega abençoada, bjs, Ana ;)...

Unknown disse...

Oi amiga!!
Estou com inveja(branca) da sua tia!!!Rsrsrs!!
Esse bolo está prometendo!!
Eu não conhecia a farinha de coco!!!Adoro coco!!! Qdo achar essa farinha por aqui, vou comprar!!!
Bjos!! Boa semana!!!

Os olhares da Gracinha! disse...

Ingredientes que devem combinar na perfeição!
Bj amigo

Rosinha Benvenga disse...

Oi amiga delicia de bolo bjs Rosinha

Aromas com Amor disse...

Adoro estes bolinhos fofos e simples.
bjns

sadhia disse...

hummm que delicia dinha amei bjokas

Poções de Arte disse...

rs parece mesmo um formigueiro rsrs.
Adivinha? Tô levando também e quando eu fizer vou tomar vergonha e fotografar pra mostrar.
Abração e lindo dia.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...