segunda-feira, 28 de abril de 2014

PÃO DE FORMA DA SÃO

Gente, estou tentando  regularizar as minhas fotos bloqueadas pelo Photobucket...
Aguardem!
Não é novidade p/ninguém a minha busca da receita ideal de pão, aí  numa visitinha ao blog da minha amiga São (São 33 do rapa tachos) encontro essa receita que logo de cara achei  que ia dar certo.
Gente, a receita é simplesmente maravilhosa (sem exagero), a massa ficou parecida com a do pão industrializado; sendo que bem melhor.
Acho que não preciso apresentar a São, mas caso alguém ainda não conheça o blog dela, passa lá correndo p/não perder mais delícias como essa...
Obs: 
A São pegou a receita no blog da Fabrisa onde tem  tb o modo manual

Receita:
1 ovo
1 gema
200 ml de água morna
25 g de manteiga (usei 1 colher de sopa bem cheia de margarina Qualy)
1/2 kg de farinha de trigo
1 e 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de açúcar
1 sachê de fermento biológico seco ( usei o sachê  Dr OETKER 10g)
1 ovo p/pincelar (coloquei umas gotinhas de azeite)
Sementes p/polvilhar (usei gergelim)

Modo:
N/tigela coloque a farinha de trigo, o sal, o açúcar e o fermento, junte a manteiga,  misture e reserve...
Em outra tigela, coloque o ovo e a gema e misture (batendo levemente). Adicione a água e mexa bem...
Faça um buraco no meio da farinha (na tigela) e vá acrescentando a mistura  da água aos poucos, misturando bem. Trabalhe a massa até que fique homogênea. Passe p/uma superfície enfarinhada e sove por 10 minutos (p/que fique uma massa lisa). Forme uma bola c/a massa  e descanse coberta por +- 1 hora ou até dobrar de volume.
Depois de 1 hora, passe a massa p/uma superfície enfarinhada e trabalhe por 1 minuto. Divida a massa em 5 bolas iguais, coloque n/forma (de pão de forma) untada  com manteiga, cubra e descanse por mais 30 minutos.
Pincele a superfície com o ovo e polvilhe c/as sementes.
Asse por  30 minutos ou até que a superfície fique douradinha. 
Desenforme e deixe esfriar sobre uma grade




Dica da receita:
Primeiro pré-aqueça o forno a 220º e quando colocar o pão passe para 200º. 

Dicas minhas:
Trabalhei a massa sobre a pia e nem precisei enfarinhar (n/grudou)
Enrolei a tigela com a massa n/ saco plástico afofado e bem fechado e coloquei no micro-ondas (desligado)
Com a massa já na forma fiz a mesma coisa









Ficou morrendo de vontade de experimentar?
Corre p/fazer pq com  certeza vc vai se deliciar passando  manteiga  n/fatia bem quentinha...

Hummmmmmmmmmm!

26 comentários:

Vanderleia disse...

Bom dia Dinha, que delicia esse pão.Adoro as receitas da São.Seu pão me deixou com água na boca.Arrasou amiga.Te desejo uma semana cheia de paz e boas noticias.Beijos

Josy disse...

Bom dia querida amiga Dinha, primeiramente quero agradecer o carinho lá no meu cantinho. As coisas por aqui já estão se normalizando. E este pão? Que delicia. Vc fez uma boa escolha, a São tem receitas sempre muito saborosas. Seu pão ficou lindo, e não tem nada mais gostoso que um pão caseiro não é?Perfeito. Beijinhos, ótima semana

Mary - Strawberrycandy disse...

Tenho que experimentar,...ficou um pão lindo e aposto que delicioso também,...
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

Sabores Autenticos disse...

Olá Dinha, ficou tão lindo!
Bjs

Jack Lins disse...

Olá menina,
Essa receita parece ótima, tenho utilizado uma que peguei no Tudo gostoso que faço tudo com ela, também é perfeita, mas essa semana vou experimentar essa sua.
Beijos

Marta Cunha disse...

Pão caseiro, não pode haver melhor! Ficou uma verdadeira maravilha. Beijos e boa semana.

Beth Martins disse...

Ai Dinha, minha querida amiga , mas que lindo pão ficou perfeito, uma verdadeira obra de arte amei, confeço que também jà fiz mt pão da nossa amiga Sao, mas este não o vi, escapou-me ai.... ai... ai

Bjs grandes

São Ribeiro disse...

Dinha o seu pão ficou tão lindo.
Ainda bem que voçê gostou.
Boa semana
bjs

Marlene Ferreira disse...

Hummmm Dinha e seus deliciosos piteis! Imagino o aroma delicioso quando estava assando bom demais e com aquela manteiga derretendo aiaiai meu Deus me segura pq vou comer tudo sozinha hehehe amo!
Desejo uma semana doce e muito feliz! Bjos!

Criando Artes Carla disse...

Amiga estou aqui com muita vontade rsrsrsrs
Parece delicioso, com um cafezinho é tudo de bom.
Beijos minha querida Dinha

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Dinha vc arrasa em tudo mais seus pães são sempre supremos, amei !!!, bjs e uma super semana queridona, Ana ♥...

Oslaine disse...

Oi Dinha,
que pão mais lindo, perfeito, quentinho com manteiga e um café hummmmm... fica tudo de bom!
Boa semana!
Bjs

Augusto Sperchi disse...

Oi Dinha! Como está, minha linda?
Nossa! Que receita fácil heim! E os pães ficaram com uma cara muito boa.
Adoro fazer pão, mexer na massa e deixá-la crescer. Fico admirado com todo o processo. O pão é algo vivo (o lêvedo né?). Já copiei a receita.
Abraços!

Lilasesazuis disse...

oi Dinha

Adorei a receita, vou providenciar os ingredientes para fazer.

Tenha uma linda semana!!!

Beijinhos

Lígia e =^.^=

"Manjares da Manu" disse...

Olá, adoro pão caseiro...estou com saudades de fazer!!!!
Ficou divino!!!!

BJs....Boa semana!!!!

Carolina Macedo disse...

Os pães da São ficam sempre com um aspecto maravilhoso e este não era excepção! O seu ficou lindo, lindo!
É um pão que cresce imenso, que delícia! Agora fiquei com vontade de experimentar :)

Beijinhos*

A Paixão da Isa disse...

amiga mas que maravilha de pao esta 5* gostei mt esta mt bonito da agua na boca uiui beijinhos e tudo de bom uma feliz semana

Andréa Santana disse...

Dinha minha querida,
claro que eu vou fazer, amei e xonei, rsrs.
Ficou maravilhoso, receita nota 10!

Bjs, ótima semana!

Masterchef cá de casa disse...

As receitas de pão da São, são sempre uma maravilha. Ficou bem bonito esse.

FLAVIA SEABRA & LENINHA SEABRA disse...

Dinha querida,
Amo pão caseiro e o seu está super
apetitoso e com um cafézinhooooooo!
mata noís........rsrsrs!Uma ótima e
abençoada semana,fique com Deus.
Beijo carinhoso

Nani disse...

Também vivo em busca do pão ideal e nessa minha busca já me deparei com tantas receitas maravilhosas! Assim como você se deparou com essa! E ficou lindo o pão viu!
Beijos

Tertúlia da Susy disse...

Ficou lindo!

Unknown disse...

Que espetáculo de receita!
Ficou um pão divino, e eu já guardei a receita, preciso experimentar,
Adorei!

Unknown disse...

ola
primeiramente adoro pão e essa receita parece ser uma delicia
e gostaria de agradecer o seu comentario no meu blog
seja bem vinda e espero que acompanhe ele sempre, nao esqueca de conferir meu videos tmbm no yotube :D bjao

Rosinha Benvenga disse...

Oi a cobaia está esperando um pedaço bjs Rosinha

Rosinha Benvenga disse...

Oi a cobaia está esperando um pedaço bjs Rosinha

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...