sexta-feira, 29 de junho de 2012

SALPICÃO DE REPOLHO

Meu primo conheceu esse salpicão n/ churrasco na academia que ele frequenta,  aí correu e veio me contar o que tinha no tal  salpicão.  No dia seguinte, fui  rapidinho  conferir se era gostoso mesmo.  Não é que era? Sendo assim, passou a fazer parte das minhas receitinhas preferidas nos churrascos e no dia a dia. Em realidade não é bem uma receita  e sim  um modo de fazer, pois é tudo no olhômetro.

Ingredientes e modo de fazer:

Repolho cortado bem fininho, só escaldado em água fervente e escorrido.  Deixe esfriar, coloque n/ tigela e acrescente cebola, pimentões coloridos, presunto e queijo minas  tudo em cubos  pequenos,  milho, ervilha, passas, azeitonas picadas, palmitos  picados, maçã picada, enfim, é  meio  que assim:  O que tiver em casa e gostar , vai acrescentando, coloque maionese a gosto, misture delicadamente e deixe na geladeira.  Pouco antes de servir acrescente  a  batata palha  e volte a misturar delicadamente.



OBS:
Eu coloquei aquela batata palha bem fininha (extra fina ), mas pode usar a maior tb.






Experimenta  que vale a pena.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

TORTA DE BANANA ( receita antiga n/sei a fonte)

Essa torta é daquelas que a gente tem a receita guardada no caderninho e que veio p/ficar na família p/sempre.

Receita:

2 tabletes de margarina
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de farinha de trigo
4 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
bananas d'água  maduras  em rodelas (a quantidade depende do tamanho das bananas)
Modo:
Bata bem  a  margarina c/ o açúcar, acrescente as gemas e bata + um pouco,  adicione  a farinha de trigo,  o fermento e por último as claras em neve misturando delicadamente.
Forre a forma escolhida c/ uma calda de caramelo n/ muito grossa, coloque as rodelas de bananas  cobrindo  o fundo da forma e por cima das bananas a massa. Leve ao forno   médio por +- 40 minutos.
DICA:
A massa é pesada, então acerte c/ ajuda de uma colher quando colocar na forma.

OBS: Eu fiz a torta c/ a metade da receita,  n/usei batedeira  e coloquei uma calda que já tinha pronta (calda  caramelada c/ ameixa ) e deu  tudo muito certo. Se usar a calda  caramelada  as  bananas vão ficar douradinhas, as minhas ficaram rosadas  por causa das ameixas.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

BOLINHHO DE VAGEM

Hoje foi um daqueles dias que a gente acorda s/ noção do que fazer p/ o almoço, aí  de repente  abro a geladeira e encontro um saquinho c/vagens. Lembrei de um bolinho que minha avó  fazia exatamente nos dias que estava s/ inspiração p/cozinha e lá fui eu fazer os tais bolinhos. Resultado?
Ficaram saborosos acompanhados de uma saladinha.





RECEITA:
Bata  2 claras em neve, acrescente as gemas e bata + um pouco, junte +-  1 e 1/2 xícara de chá de vagem picada (cozida al'dente em água e sal), 2 colheres de sopa rasas de maizena, 1 colher de sopa de queijo ralado, 1 colher de café de fermento em pó,  sal e salsinha picada a gosto, misture tudo muito bem e frite  às colheradas  em óleo quente n/frigideira antiaderente.



Dica:
Esses bolinhos podem ser servidos como prato principal ou também no preparo de sanduíches em lanchinhos bem deliciosos

segunda-feira, 25 de junho de 2012

ESPETINHO DE FRANGO COM FAROFA, salada e batata palha

Um espetinho cai sempre muito bem e posso garantir que esse de frango fica mesmo especial

1/2  kg de filé de  peito de frango em cubos, temperados c/ alho, sal, limão, pimenta do reino e shoyu. Ficou marinando por  +- 2 horas na geladeira.
Alternei em palitos de churrasco, cubos de frango, cubos de pimentões (verde, vermelho e amarelo) e cubos de cebola. Coloquei os espetinhos na churrasquita (churrasqueira de fogão ) e levei ao fogo baixo  até dourarem e ficarem no ponto desejado.


Acompanhou:
Arroz branco, farofa, salada e batata palha.









DICA:
Os espetinhos tb podem ser assados no forno ou fritos.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

SANDUÍCHE DE PAI (SIMPLES ASSIM)


Gente, esse sanduíche é muito simples e fica delicioso...


Fazendo uma visitinha ao BLOGUINHO da Day, descobri receitas muito legais de  diversos sanduíches. Imediatamente lembrei de um sanduíche que meu pai fazia e que chamava de "SANDUÍCHE AMERICANO". O sanduíche era  muito  bom , mas o melhor  mesmo  era o carinho que ele colocava como ingrediente principal no tal sanduíche. Pena que a gente só descobre depois que cresce né?
Como eu tinha todos os  ingredientes em casa, resolvi fazer o sanduíche e a receita ficou assim:
Pão francês, folhas de alface, tomate em rodelas, ovo cozido em rodelas, sal p/polvilhar , vinagre e azeite p/ regar, mas senti que faltava alguma coisa  e aí lembrei que  faltava o ingrediente principal que era o  carinho  de pai e então tive que trocar esse ingrediente por saudade de pai.



Acredito que ele tenha  acrescentado  sim a pitadinha  de carinho que faltava, pq o sanduíche  ficou muiiiiito bom!

CARNE ASSADA C/ BATATA DOCE

Carne assada é sempre muito bem-vinda né não?


MODO:
1 kg de bola da pá temperada c/alho, sal, vinagre, louro, shoyu, molho de pimenta e pimenta do reino. Deixei marinando de um dia p/ outro na geladeira.
No dia seguinte n/panela c/ óleo quente, coloquei a carne,  deixei dourar, juntei a marinada e deixei em fogo baixo virando sempre p/ dourar de todos os lados e fui  acrescentando água quente aos poucos até a carne ficar macia.  Depois da carne cozida, retirei da panela junto c/ o caldo e reservei.


Na mesma panela que ficou c/ a crosta da carne assada, juntei tomate  s/sementes picado e molho de tomate (pronto), refoguei bem, voltei c/ o caldo da carne reservado e acrescentei batatas doce cortadas em 4 (sentido do comprimento) e 1 cebola grande  tb cortada em  4 (no sentido do comprimento).  Deixei  cozinhar al'dente. 











Acompanhou:
Arroz branco e salada de alface                                                                                                                          


                                                                                                  


                                                                                                                

terça-feira, 19 de junho de 2012

ANGU COM CARNE MOÍDA E JILÓ.

ALMOÇO BEM MINEIRINHO

Angu:
Refoguei no azeite, 1/2 cebola ralada , 1dente de alho socadinho  e  1 cubo de caldo de legumes esfarelado, acrescentei 1 litro de água  e  +- 1 e 1/2 xícara de chá de fubá, acertei o sal e deixei engrossar sempre mexendo. DICA: Se ficar muito ralo ( depende muito da qualidade do fubá e do ponto desejado), dissolva n/ tigelinha + um pouco de  fubá  em  um pouco de água e adicione ao angu e se achar muito espesso é só acrescentar mais água quente ao angu.
Carne moída:
Dourei 1 dente de alho no azeite, juntei +- 1/2 kg de carne moída, deixei secar bem , mexendo sempre p/ficar bem soltinha, acrescentei  2 tomates s/sementes picados,  1 cebola média picada e pimentões coloridos tb picados, refoguei bem , coloquei 1/2   embalagem  (sachê) de molho de tomate e +- 2 xícaras de chá de água e deixei apurar bem, depois de pronta acrescentei salsinha picada.
Jiló:
Dourei 1 dente de alho no azeite, acrescentei 1 cebola pequena fatiada,   6 jilós grandes cortados em rodelas n/ muito finas, polvilhei c/ 1 envelope de Sazón nordeste, reguei c/ um pouquinho de vinagre  e  mais azeite. Deixei cozinhar al'dente ( Se precisar , vai pingando água aos pouquinhos)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

PIMENTÕES COLORIDOS

         Gente, foto em homenagem aos pimentões coloridos  que eu amo e uso tanto e que agora estão
baratinhos   " PRÁ MINHA ALEGRIAAAAAA "

         Os vasinhos são: pimenta e manjericão da minha hortinha de apartamento e o resto é só carinho
com a natureza.
       

COZIDO

Esse cozido é uma das receitas que aprendi com a minha avó e posso dizer que  a herança culinária que ela me deixou não tem preço. Diga-se de passagem, que a herança deixada é com aquelas comidinhas bem caseiras, de avó mesmo, sabe?
Nessas horas a saudade aperta!


RECEITA:
1-  Temperei 1/2 kg de pá (melhor uma carne de segunda) com alho, vinagre, 1 folha de louro, shoyu, molho de pimenta e um cubinho  de caldo de carne esfarelado. Ficou  marinando de um dia p/ outro na geladeira. No dia seguinte coloquei a carne n/ panela c/ óleo quente, dourei , juntei a marinada, água fervente e deixei cozinhando em fogo baixo.
2- Em outra panela fritei rapidamente na própria gordura, linguiça calabresa e costelinhas já dessalgadas (se quiser pode colocar bacon e lombo salgado, fica a gosto de quem faz), juntando depois  na panela da carne.
3-  Na mesma panela que fritei  a linguiça, dourei 2 dentes de alho, acrescentei 2 tomates s/sementes picados, pimentões  coloridos picados e 1 cebola média tb picada, molho de tomate, 1 envelope de Sazón vermelho, refoguei bem e acrescentei água fervente. Deixei apurar um pouco...
Metade do molho coloquei na panela da carne e a outra metade reservei na própria panela...
4-  Quando a carne já estava quase cozida , acertei o sal e fui adicionando  os  seguintes legumes:
cenoura, chuchu, nabo, inhame, batata doce, aipim, abóbora, maxixe, jiló, repolho, couve, minicebolas e milho, por ordem de cozimento (os mais duros primeiro), deixando em fogo baixo até os legumes ficarem cozidos al'dente. P/facilitar, fui passando os legumes  já  cozidos p/outra panela.
5-  Na panela com o molho reservado, juntei um pouco do caldo do cozimento dos legumes, 2 ovos cozidos em rodelas, reguei com  um pouco de vinagre e bastante azeite, passei p/ uma molheira e servi à parte.
6-  Passei as carnes e os legumes p/ uma travessa e  c/ o caldo restante preparei um pirão, só acrescentando um pouco de azeite e farinha de mandioca.

sábado, 16 de junho de 2012

FETTUCCINE ( NO POPULAR TALHARIM ) C/ALMÔNDEGAS .

ALMÔNDEGAS:
+- 300 g de carne moída, 3 fatias de pão de forma ( molhadas e espremidas), alho socadinho, cebola ralada, sal e pimenta do reino a gosto e 1/2 ovo só p/ dar liga (Como assim 1/2 ovo?  Eu explico: ponho 1 ovo n/ prato, bato levemente e uso só a metade), vou amassando bem, faço  bolinhas ,   passo na farinha de rosca e deixo descansando  +- 30 minutos na geladeira. Enquanto isso preparo o molho.
MOLHO:
Dourei 2 dentes de alho no azeite, coloquei 2 tomates s/pele e sementes, 1/2 cebola ralada, 1/2 xícara de chá  de molho de tomate, 1/2 envelope de Sazón (vermelho), acertei o sal, acrescentei  2 xícaras de chá de água fervente e deixei  apurando. Reservei a metade p/ cobrir o talharim.  Voltando as almôndegas , existem  3 opções:
1-  Pode fritar as almôndegas (em imersão) e depois colocar no molho
2-  Pode cozinhar as bolinhas diretamente  no molho
3-  Pode grelhar as bolinhas n/frigideira antiaderente com um pouquinho de óleo (que foi como eu fiz) e depois então, colocá-las no molho.



TALHARIM: 300g de talharim  cozido  al'dente  em água , sal e um fio de óleo. Coloquei a massa n/refratário, por cima  o molho reservado, manjericão e queijo ralado.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

FAROFA DE OVOS C/ BANANA DA TERRA

Farofa:
Dourei 2 dentes de alho no azeite, coloquei tomate, cebola e pimentões coloridos  picados, refoguei bem,  acrescentei 3 colheres  de sopa de margarina e 3 ovos inteiros (sem mexer). Quando os ovos começaram a endurecer, fui partindo c/ a ajuda de um garfo e incorporando ao refogado, temperei c/ 1 sachê de Sazón nordeste e  sempre mexendo fui  acrescentando  farinha de mandioca aos poucos  (s/ medida) ,  até  ficar no ponto de uma farofa úmida que é como eu gosto,  por último  coloquei um punhado de passas  e    2 bananas da terra  cortadas em cubos,  que foram grelhados na margarina e misturei delicadamente.





     APROVEITANDO AS   BANANAS QUE SOBRARAM:
Cortei cada banana em 3  fatias  no sentido do comprimento, n/frigideira antiaderente untada c/ margarina, deixei dourar dos 2 lados ,  depois de douradas, polvilhei c/ açúcar e canela e coloquei por cima fatias finas de queijo minas, tampei a frigideira e deixei até o queijo derreter.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

FILÉ DE PEIXE C/ SALADA.

 Hoje foi meu dia merecido de preguiça aguda, então uma comidinha bem facinha........


Filé de peixe:

Filé de peixe  temperado c/ limão, sal, alho e 1 folha de louro, deixei marinando por +- 1 hora , depois  sequei c/ papel toalha , passei na farinha de trigo e fritei


Salada:
Batatas  (tipo calabresa) cozidas em água e sal, descascadas e cortadas ao meio, mini cebolas tb cozidas em água e sal, tomates em rodelas e azeitonas. Tudo regado  c/ bastante  azeite na hora de servir.


        




 E NÃO É QUE A COMIDINHA FICOU UMA GOSTOSURA

domingo, 10 de junho de 2012

ANTEPASTO DE BERINJELA

Receita que aprendi no programa do Roberto Canásio c/ a Nádia  e que desde então  (+-uns 10   anos) passou a fazer parte do meu caderninho de receitas.

RECEITA:

2 berinjelas médias c/casca cortadas em tiras

1 cebola em tiras
1/2 pimentão de cada ( vermelho, verde e amarelo )  em   tiras
2 dentes de alho socados
1/2 xícara de chá de azeitonas pretas picadas
3 colheres de sopa de vinagre
1 colher de chá de  molho de pimenta
5 colheres de sopa de azeite
sal, pimenta do reino e orégano a gosto.

Modo:
Colocar as berinjelas  em  água  e sal  por  +- 15 minutos.
Escorra, passe  p/ um refratário  e acrescente  os demais ingredientes, misture bem , tampe e deixe descansando  um pouco.  Leve ao forno médio por + - 30 minutos  ( mexa na metade do tempo).

Sirva frio ou gelado  c/ torradas.
Dica 1 : Pode servir como acompanhamento n/ churrasco ,  como entrada n/ almoço ou  só como um aperitivo.

Dica 2 : A da  preguiça , como eu n/ queria ligar o fôrno na hora de servir , fiz as torradinhas na frigideira antiaderente e ficaram ótimas.


Bombocado de milho-Receita copiada de: Receitas.com de JÚLIA BRUNO.


Podem fazer pq fica uma delícia, fiz hoje e acabou na  mesma hora .......


Receita:
1 lata de leite condensado
1 lata de milho s/a água
100 g de coco ralado s/açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
3 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó.



Modo:
No liquidificador bata bem os ovos, acrescente os outros ingredientes e bata por +- 5 minutos, por último o fermento e dá só uma batidinha .Coloque n/ forma de buraco untada (Na receita só diz untada, mas eu untei com margarina e polvilhei com açúcar e deu muito certo) e leve ao forno médio por +- 30 minutos ou até ficar bem douradinho.



quinta-feira, 7 de junho de 2012

FEIJÃO BRANCO C/ SALGADOS OU TRIPA LOMBEIRA S/BATATAS.

RECEITA:
PRIMEIRA PARTE:
250g de feijão branco, 4 pedaços médios de cada :  lombo salgado, carne seca, costelinha , linguiça calabresa  (todos  dessalgados) e  tripa (bucho) pré cozida, 1 folha de louro grande, 2 dentes de alho socados e  1/2 cebola picada. Coloquei tudo n/ panela grande c/ +- 1 litro de água e deixei cozinhando em fogo baixo.
SEGUNDA PARTE:
N/ panela fritei  bacon em cubos, dourei 1 dente de alho, acrescentei  tomate e cebola picados  a gosto, 1 cubo de caldo de bacon,  1 cenoura grande em rodelas, refoguei bem e juntei ao feijão quando já estava quase cozido deixando terminar o cozimento.


  


OBS:  A  TRIPA LOMBEIRA LEVA BATATAS EM CUBOS TB.

terça-feira, 5 de junho de 2012

SALADA DE BACALHAU E ARROZ C/ COUVE

SALADA DE BACALHAU
+- 300 g  de bacalhau dessalgado e em lascas e 4 batatas médias cortadas em cubos médios e cozidas  al'dente.
MODO:
N/panela c/ azeite, dourei rapidamente as batatas ,  fiz o mesmo c/ as lascas de bacalhau e reservei. Na mesma panela, dourei 2 dentes de alho, coloquei  1 tomate em cubos, 1 cebola média fatiada,  pimentões (vermelho, verde e amarelo) a gosto, refoguei bem, acertei o sal, acrescentei 1 cx de grão de bico  já cozido, DIGA-SE DE PASSAGEM  QUE É  O MAIOR "QUEBRA GALHO", USO O DA MARCA QUERO,  azeitonas, as batatas e o bacalhau reservados.
Misturei tudo delicadamente, passei p/ um refratário, decorei c/ ovos cozidos e reguei c/ bastante azeite.

ARROZ: Cozido junto c/ a couve fatiada.

ISCAS DE FÍGADO C/ BATATAS FRITAS

Gente, eu realmente n/ia postar este almocinho, mas  pensei bem e decidi compartilhar assim mesmo,pq a foto n/ficou muito boa, mas o sabor eu posso garantir que ficou uma delíciaaaaa  e sendo assim, fica a dica né ?
Receita:
Fígado: fígado cortado em tirinhas ( iscas ), temperado c/ alho, sal, pimenta do reino e louro.
Fritei as iscas no azeite bem quente, s/deixar dourar muito p/ não endurecer, coloquei tomate picado, bastante cebola fatiada, pimentões coloridos, refoguei bem , coloquei mais azeite e desliguei.
Acompanhou arroz branco e batatas fritas.


sexta-feira, 1 de junho de 2012

ALMOCINHO SIMPLES E TUDO DE BOM.

CARRÉ , COUVE À MINEIRA E AIPIM FRITO

Carré: Temperado com alho, sal, vinagre, pimenta do reino,  1 envelope de sazón (vermelho), shoyu  e colorau (p/dar um douradinho). Deixei marinando por + - 2 horas e fritei.
Couve à mineira : Dourei 1 dente de alho no azeite , coloquei a couve fatiada  fininha, sal  e  fritei rapidamente.
Aipim: Cozinhei em água  c/ 1 cubo de caldo de legumes e depois fritei no azeite

Tutu de feijão e arroz.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...