terça-feira, 1 de setembro de 2015

BISCOITO BOLINHA COM MASSA DE EMPADA

Quando eu vi numa lanchonete no centro do RJ esses biscoitinhos custando R$ 3,50 só 100g deles, eu nem acreditei.
Na plaquinha do preço dizia:
Biscoitinho com massa de empada. Claro que eu cheguei em casa e não sosseguei enquanto não experimentei. 
Usei a massa de empada que uso sempre, mas a diferença ficou na azeitona. Nos biscoitinhos deles eles colocam só uma metade de azeitona, mas como as minhas azeitonas eram  bem pequenas, eu preferi colocar inteiras e também pincelei a gema já com a azeitona colocada. O resultado não ficou bom, melhor pincelar com a gema primeiro e depois então colocar a azeitona (vai ficar mais bonitinho).

Já postei outro biscoitinho com massa de empada aqui:
http://piteisdadinha.blogspot.com.br/2015/04/biscoitinhos-com-massa-tipo-p-empada.html


Massa (medida da xícara = 240ml):
200g de margarina (usei 50g + 1 colher de sopa)
4 xícaras de chá de farinha de trigo (usei 1 xícara de chá)
1 colher de chá de fermento em pó (usei 1/2 de café)

Modo da massa:
Coloquei a margarina n/tigela e acrescentei aos poucos a farinha de trigo já misturada com o fermento. Misturei delicadamente até formar uma bola sem grudar mais nas mãos. Deixei descansar por +- 15 minutos.

Modo do biscoito:
Com a massa já descansada, fiz bolinhas, formei uma cavidade no centro e coloquei uma azeitona preta pequena em cada bolinha. Pincelei as bolinhas com gema e levei ao forno até ficarem douradas.

Dica:
1- Como eu queria só experimentar, fiz 1/4 da receita.
2- Essas quantidades podem variar de acordo com a farinha e a margarina usada. Geralmente eu faço a massa com margarina Qualy, essa eu fiz com margarina culinária em tablete, e sempre dá uma diferença. Nesse caso é só acertar; se ficar seca, acrescentando mais margarina, e se ficar úmida, colocando mais farinha.


Por causa das azeitonas, eles não ficaram bonitinhos como eu queria, mas ficaram deliciosos. Me arrependi de fazer pouca quantidade...
Rendimento = 19 unidades







                          Ponto da massa...














                             Antes de irem ao forno...





21 comentários:

Poções de Arte disse...

A pessoa formigona aqui leu biscoito e já foi logo pensando em doce resrsrs.
Devem mesmo ficar deliciosos como aperitivos, lanchinho... hummm...

Abração, Dinha e feliz Setembro!

Joana disse...

Oh Dinha... Que aperitivo fantástico e rápido de se fazer :-)
Gosto desta sua sugestão!

Beijinhos grandes***

cozinha100segredos disse...

Mesmo com poucos ingredientes é possível fazer coisas bem apetitosas! Beijos

Anônimo disse...

Olha vi a foto no facebook e vim correndo ver a receita, fiquei morrendo de vontade vou fazer ainda está semana.

Bjs

Prata da casa disse...

Olá Dinha: devo confessar que estou como a nossa amiga Bruxa ( pelas fotos pensei que eram doces,rsrs),mas depois vi que eram decorados com azeitonas e vi que eram salgados. Tão bom também. Ficam mimosos e devem ser muito bons.
Bjn
Márcia

Andréa Santana disse...

Amiga,
tem receita que a gente vê e xona não é?
Esses biscoitinhos estão apaixonantes, adorei a facilidade da
receita e o aspecto está de babar, belo petisco!

Feliz Setembro junto a sua família!
Bjs ♥

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oi Dinha
Amo o sabor,a crocancia da massa de empada.Fiquei aqui com água na boca.Quero uns dez rsrsrs.Levando a receita.
Beijos,que Setembro seja de paz e alegrias amiga.

A Paixão da Isa disse...

Amiga tb estou a maria jose parece ser doce pois estao 5* mt bonitos ja sei o que fazer quando receber os meus. Amigos abrigado bjs. Boa semana 💋

Roselia Bezerra disse...

Olá,querida Dinha
Já fiz e gostei muito!
Bjm fraterno

Lar de arteira disse...

Ficaram bem apetitosos, sempre achei um absurdo o quanto cobram por esses biscoitos em lanchonetes e padarias.
bjs
Edi
Lar de arteira

Ana Paula disse...

amei essa ideia!!!Nunca tinha visto!!!Acho que consigo fazer,mesmo sem muitos dotes culinários!!!!

BLOGZOOM disse...



Tô com fome..... rssss

Delícias da Vó Deo disse...

Oiii amiga!!
Nada como uma plaquinha na rua e um preço caro para atiçar nossa vontade de cozinhar!! rsrsrs Esses biscoitinhos devem ficar uma perdição, achei a idéia ótima!!!
Beijos mil e boa noite!!! =)

Lia e Vi disse...

Oi Dinha, é a Vi, já vi que vou ter que fazer essa receita, me deu água na boca..kkkkkk
Delicia.
Beijos,Vi

Socorro Melo disse...


Olá, Sissym!

Bom estar aqui, de volta. E cheguei em boa hora, para apreciar os bolinhos. Nossa, me deu água na boca só de olhar! Não tenho lá muito jeito pra cozinha, mas, estou me esforçando um pouco nos últimos tempos, e estou feliz com o resultado. Um dia qualquer, me atrevo a fazer bolinhos, kkk

Beijos, e obrigada pelas visitinhas de sempre
Socorro Melo

Avelã disse...

Agora podes vendê-los e enriquecer :P
Estão com um aspeto muito bom, devem ser deliciosos :)

Unknown disse...

Aki na minha cidade tem um biscoito com.goiabada dentro será q eh feito com essa massa q vc postou.

Unknown disse...

Mas é preciso por fermento pq a massa de empada n vai fermento.

Unknown disse...

Vc pôs fermento

Unknown disse...

Olá Dinha! Estava procurando biscoitinhos com massa de empada quando me deparei com a sua receita.Super fácil! Com esta massa, também podemos fazer também aqueles biscoitinhos enroladinhos para a garotada levar para lanchar na escola. Amei! Tenha uma linda semana.beijos carinhosos, Lu.

Unknown disse...

Deve ficar divino esse salgadinho com massa de empada.❤️

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...