quarta-feira, 27 de agosto de 2014

CONFIT DE TOMATE ITALIANO (servido em 2 versões)

Eu já vi receitinhas deliciosas em diversos blogs de tomate confit,  e como cada um tem seu prório tempero, essa é a minha versão p/receita: 

Receita:
4 tomates (usei o italiano)
1 pitada de sal
1    "      de açúcar
1    "      de pimenta do reino
1    "      de  páprica picante
Orégano a gosto
Mostarda em grãos a gosto
2 folhas pequenas de louro
5 dentes de alho em lascas
Bastante azeite p/regar

Modo:
N/tigela misturei o sal, o açúcar, a pimenta do reino, a páprica, o orégano e a mostarda...
Cortei os tomates com as sementes ao meio (sentido comprimento) e coloquei as metades n/refratário com a parte das sementes p/cima. Polvilhei com a mistura dos temperos, coloquei no refratário as folhas de louro e as lascas dos alhos. Reguei com bastante azeite e levei ao forno (como meu forno é fraco, usei o médio) por +- 1 h. Depois de 1 hora, virei os tomates (passei as sementes p/baixo) e deixei assim por 15 minutos. Virei novamente (sementes p/cima), reguei com mais azeite e deixei no forno por mais 15 minutos.

Aqui servido com torradinhas...
Hummmmm, bom demais

Dica p/as torradinhas:
Fatias de pão de forma cortadas em 4
Sobre cada cubo de pão formado, passei uma leve camada de óleo de coco, coloquei n/frigideira já quente, deixando dourar nos 2 lados

USEI O ÓLEO FINOCOCO







No blog do Augusto vcs encontram também uma receitinha deliciosa com bruschettas e  ainda encontram outras delícias por lá (vale muito a pena conferir).
http://www.mosaicodereceitas.com/2014/07/bruschettas-com-tomate-confit.html









Minha versão com  massa (talharim)...

Não acreditei que ficasse bom servido assim. Paguei p/ver e o sucesso foi imenso...

Conto abaixo, como eu duvidei kkkk









Passando no blog da minha amiga Oslaine, encontrei uma receita do tomate com a massa penne.
http://www.oslaineartes.com.br/2014/07/pasta-com-confit-de-tomates.html
P/falar a verdade eu achei que não combinava em nada, mas mesmo assim eu resolvi experimentar a minha receita também com uma massa (usei talharim), e p/minha surpresa  eu achei que  a massa ficou MARAVILHOSA.  Vivendo e aprendendo né?

24 comentários:

Delícias da Vó Deo disse...

Oi amiga!!!! Essas torradinhas servidas com o tomate de ficar divinas!!!! Adoro vir te visitar por isso, pena que nessas visitas não consigo saborear seus quitutes!! rsrs
Beijos! =)

"Manjares da Manu" disse...

Divino!!!!

Bjs...

Simone Felic disse...

Eu amo este tipo de preparo com o tomate , como de repetir.
bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Prata da casa disse...

Que delícia, Dinha! Este tomate assim com torrinhas deve ficar muito saboroso!
Bjn
Márcia

Marlene Ferrari disse...

Hummmmm quantas delícias andei perdendo heim!? Aos poucou vou visitando o que perdi viu!? Muitas saudades de vc minha amiga! Vou te mandar um e-mail contando as novidex! Agora estou nesse novo endereço: http://cozinhacafeeprosa.blogspot.com.br/ Venha conhecer vou amar!
Bjos e fica com Deus!

Raffaella disse...

i pomodorini confit sono davvero una delizia!!! bisogna far scorta in questo periodo :-)

Andréa Santana disse...

Dinha querida,
obrigada pelo carinho já estou melhorando, mudança de tempo acaba comigo.
Esses tomates ficam mesmo uma delícia, uma vez eu fiz e ficou mais de 2 horas no forno, kkkkkkkk...
Vc sempre nos deixa com água na boca, receita nota 10!

Bjs, fica com Deus ♥

Unknown disse...

Oi Dinha!!!
Lembra um pouco o preparo do tomate seco, não é?
Só que bem mais prático! Vou fazer!!!
Obrigada por compartilhar!
Bjos!!!

Monte Alegre Refrigeração e Gourmet disse...

Na Monte Alegre temos sugestões que te auxiliam a cozinhar em sua casa, ou em seu estabelecimento, com mais facilidade! Visite nosso site!!
www.montealegrerefrigeracao.com

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Nossa,está de comer com os olhos.Com torradas ou com massas,tudo de bom
Beijos

Magia da Inês disse...

。·..✿✿°
Tudo que vejo no seu blog dá água na boca! Tudo de bom!!!! Amo tomate!!!

Boa semana!
Beijinhos.
°º。♡♡彡

Oslaine disse...

Oi Dinha,
este confit de tomate fica tudo de bom e dá para usar em muitas receitas, a pasta fica mesmo maravilhosa, adorei a sugestão das torradinhas... delicia para beliscar!
Obrigada por mencionar o meu blog amiga!
Bjs

M. disse...

Dinha, que receita tão apetitosa!!! Vou experimentar quando tiver uma quantidade grande de tomate!
Beijinhos :)

sadhia disse...

amei a receita minha querida amiga bjokas doces

Sileni Machado disse...

Concordo com vc, amiga: VIVENDO E APRENDENDO! kkkkkk
Adorei essa receita e os blogs do Augusto e da Oslaine são ótimos assim como o seu, sou fã!
Bjs e um ótimo dia! =)
www.viveraprendendo.com

BLOGZOOM disse...



Dinha,

vou ao mercado e compro tomates,
volto ao mercado e compro tomates, vou a feira e compro tomates, isto é, eu sempre tenho muitos tomates! kkkkk sou louca por eles! Amei sua dica! mais uma maneira de saborear.

Bjs

Dafne Augusto disse...

Delicia de tomatinho hein. Eu viciei completamente neles; Uma verdadeira delicia ;)
Muito obrigado pelo carinho e pelos parabéns viu.
Um grande beijo

Pérola disse...

O tomate liga muito bem com massa.

O aspeto é delicioso.

Beijinhos

FLAVIA SEABRA & LENINHA SEABRA disse...

Dinha querida,
Tudo que faz,nos deixa com água na boca!Amei a receita,mas colocaria
manjericão fresco.Tudo de bom,fique
com Deus.
Grande beijo

Lua disse...

Olá!
Obrigado pela visita ao meu blog :)
Já estive a espreitar o teu e já vi que está cheio de receitinhas tentadoras! Já estou a seguir!
Bjs

Lua

MVlasic disse...

Oi querida Dinha, faz tempo que não venho aqui te visitar né minha amiga, mas toda a vez que chego no Rio, minha vida fica tão agitada que é uma loucuraaaa e eu adoro é claro...hehehe
Adorei a sua versão do tomate confit, ficou lindão e pelos temperos, imagino o quanto ficou saboroso!!

Beijinhos e um ótimo fim de semana!!
Será que a gente consegue se conhecer desta vez? Tomara que sim!!!

Lilasesazuis disse...

Dinha, adorei a versão para ser usada com Penne, acho que deve ficar bem saborosa mesmo. Vou experimentar...

Beijinhos

Lígia e =^.^=

Clemilde disse...

Olá!
Fiquei feliz com sua visita e com a oportunidade de conhecer seu blog. Cada prato de dar água na boca. Já estou te segundo, Virei aqui pegar umas receitinhas e quando fizer te aviso. Beijos

Elen disse...

Q delíciaaa Dinha!!
Eu am♥ Tomateeee!!
Bjooo!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...